Advertências e Precauções Especiais de utilização
Sulidor não deve ser aplicado sobre feridas da pele ou lesões abertas.
Não deve entrar em contacto com os olhos ou mucosas; no caso de haver um contacto acidental, lave imediatamente com água.
O medicamento nunca deve ser ingerido.
As mãos devem ser lavadas após a aplicação do gel. Não deve ser usado com pensos oclusivos.
Sulidor não é recomendado em crianças com idade inferior aos 12 anos.
Os efeitos indesejáveis podem ser reduzidos utilizando a dose mínima eficaz durante o menor período de tempo possível.
Os doentes com hemorragia gastrointestinal, úlcera péptica ativa ou suspeita, disfunção hepática ou renal grave, alterações graves da coagulação ou com insuficiência cardíaca grave/ não controlada devem ser tratados com precaução.
Deve ser usada precaução especial quando se tratam doentes com hipersensibilidade conhecida a outros AINE, uma vez que Sulidor não foi estudado em indivíduos com hipersensibilidade.
Não pode ser excluída a possibilidade destes doentes desenvolverem hipersensibilidade durante o tratamento. Uma vez que pode ocorrer uma sensação de queimadura e excecionalmente fotodermatite com outros AINE tópicos, deve ser também prestada especial atenção durante o tratamento com Sulidor.
Os doentes devem ser prevenidos contra a exposição direta à luz solar e solários de modo a reduzir o risco de fotossensibilidade.
Se os sintomas persistirem ou a situação se agravar, deve consultar-se o médico.
Na medida em que existe a possibilidade de absorção cutânea de Sulidor, não é possível excluir a ocorrência de efeitos sistémicos.
O risco de ocorrência destes efeitos depende, entre outros fatores, da superfície exposta, quantidade aplicada e tempo de exposição.
Segurança cutânea dos AINE: Têm sido muito raramente notificadas reações cutâneas graves, algumas das quais fatais, incluindo dermatite esfoliativa, síndroma de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica, associadas à administração de AINE.
Aparentemente o risco de ocorrência destas reações é maior no início do tratamento, sendo que na maioria dos casos estas reações manifestam-se durante o primeiro mês de tratamento.
Sulidor deve ser interrompido aos primeiros sinais de rash, lesões mucosas, ou outras manifestações de hipersensibilidade.
Sulidor contém para-hidroxibenzoato de metilo (E218) e para-hidroxibenzoato de propilo, que podem causar reações alérgicas (possivelmente retardadas). Sulidor contém propilenoglicol, que pode causar irritação cutânea.
Fertilidade, gravidez e aleitamento: Sulidor não deve ser utilizado durante a gravidez ou aleitamento, a menos que tal seja claramente necessário, devido à falta de dados relevantes nestas subpopulações.
Leia cuidadosamente a informação presente na embalagem e no folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas deve consultar o médico ou farmacêutico.
Este website destina-se exclusivamente a residentes em Portugal.
Última revisão: 24/07/2018