Interações Medicamentosas e outras formas de interação
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.
Grinhals® pode afetar ou ser afetado por outros medicamentos. Por exemplo:
- anticoagulantes (isto é, substâncias que tornam o sangue fino/previnem a coagulação, por ex. ácido acetilsalicílico, varfarina, ticlopidina);
- medicamentos para reduzir a tensão arterial alta (inibidores da ECA, como o captopril, bloqueadores beta, como o atenolol, antagonistas dos recetores da angiotensina II, como o losartan).
Alguns outros medicamentos poderão também afetar ou ser afetados pelo tratamento com Grinhals®. Deverá sempre consultar o seu médico antes da utilização de Grinhals® com outros medicamentos.
Grinhals® não deve ser utlizado em associação com:
- outros medicamentos vasoconstritores usados como descongestionantes nasais, quer administrados por via oral ou nasal (por ex. fenilpropanolamina, fenilefrina e efedrina);
- um medicamento para perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA), chamado metilfenidato;
- medicamentos para a depressão como inibidores de monoamina oxidase não seletivos (IMAO, como a iproniazida)- Também não tome este medicamento se os tiver tomado nos últimos 14 dias.
Em particular, informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar:
- outros AINEs incluindo doses elevadas de ácido acetilsalicílico e inibidores seletivos COX-2;
- medicamentos para tratar arritmias cardíacas (glicosídeos cardíacos , por ex. digoxina);
- medicamentos para tratar a epilepsia (por ex. fenitoína);
- glucocorticoides, os quais são utlizados para muitas situações como dor, inchaço, alergia, asma, reumatismo e problemas na pele;
- heparinas injetáveis;
- alguns medicamentos para a depressão (por ex. lítio, inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), inibidores da monoamina oxidase A (IMAO));
- medicamentos para supressão temporária do sistema imunitário, por ex. metotrexato (para atrite, psoríase e alguns cancros), ciclosporina ou tacrolímus (administração depois de um transplante);
- medicamentos antidiabéticos (sulfonilureias);
- medicamentos utilizados para tratar infeções (por ex. antibióticos da família das quinolonas, trimetoprim);
- medicamentos que ajudam a urinar (por ex. diuréticos poupadores de potássio);
- medicamentos para a gota (por ex. probenecida, sulfinpirazona);
- qualquer medicamento para as enxaquecas (incluindo medicamentos alcaloides derivados da ergotamina);
- medicamentos para tratamento VIH/SIDA (zidovudina);
- preparações contendo Ginkgo biloba
A administração de pseudoefedrina próximo da altura da sua cirurgia, pode originar um aumento súbito da tensão arterial. Interrompa o tratamento com Grinhals® vários dias antes da cirurgia e informe o seu anestesista.
Deverá evitar a ingestão de álcool durante o tratamento
Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.
Não tome Grinhals® durante o terceiro trimestre da gravidez.
Não tome este medicamento se estiver a amamentar, pois poderá prejudicar o seu bebé.
O ibuprofeno pertence a um grupo de medicamentos (AINEs) que podem comprometer a fertilidade nas mulheres. Este efeito é reversível quando é interrompida a toma do medicamento.
Grinhals® pode causar tonturas, alucinações, dor de cabeça não comum e distúrbios visuais ou auditivos, assim, poderá afetar temporariamente a capacidade para conduzir e utilizar máquinas.
Caso sinta algum destes sintomas deverá evitar conduzir ou utilizar máquinas.
Leia cuidadosamente a informação presente na embalagem e no folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas deve consultar o médico ou farmacêutico.
Este website destina-se exclusivamente a residentes em Portugal.
Data de aprovação do RCM: 21/06/2023.
Última revisão: 24/11/2023.